domingo, 17 de julho de 2011

Glândula paratiroide

As glândulas paratiróides ou glândulas paratireóides são dois pares de glândulasendócrinas que se situam atrás ou embebidas na glândula tiróide. Elas produzemparatormona/paratormônio (PTH), a hormona principal da regulação da concentração decálcio no sangue. Em casos raros as glândulas paratireóides estão localizados dentro da glândula tireóide. Mais freqüentemente existem quatro glândulas paratireóides, mas algumas pessoas tem seis ou até mesmo oito.

Anatomia e Histologia

As glândulas paratireóides são quatro ou mais glândulas pequenas localizadas na superfície posterior da tireóide. Nesta, elas são fáceis de serem reconhecidas, pois possuem células densamente agrupadas, em contraste com a estrutura folicular que apresenta a tireóide.[1]
Elas se distinguem da glândula tireóide histologicamente, contendo dois tipos de células:[2]
NomeAparênciaQuantidadeTamanhoFunção
células paratireóides principaisescurasmuitas[3]menorfabricam PTH.
células oxífilasclaraspoucasmaiorfunção desconhecida.[4][5]
Existem dois tipos de células, principais e oxífilas, sustentadas por uma matriz detecido conjuntivo reticular e adiposo.
As células principais (eosinófilas) são mais pequenas e são elas que secretam ohormônio da paratireóide. As células oxífilicas são maiores, mais basófilas e têm função desconhecida.
Cada glândula é envolvida pela sua própria cápsula, da qual se projectam feixes de tecido conjuntivo que dividem o interior em lóbulos.

Glândula paratiróide
Illu endocrine system.jpg
Sistema endócrino. (A glândula paratireóide não está representada na figura, mas está presente na superfície da glândula tireóide.)
Illu thyroid parathyroid.jpg
Tireóide e paratireóide.
Latimglandula parathyroidea inferior, glandula parathyroidea superior

Vascularizaçãoartéria tireóidea superior,artéria tireóidea inferior,
Drenagem venosaveia tireóidea superiorveia tireóidea médiaveia tireóidea inferior
Inervaçãogânglio cervical médio,gânglio cervical inferior
Precursormesênquima da crista neural e endoderme da terceira e quarta bolsas faríngeas

Nenhum comentário:

Postar um comentário