domingo, 10 de julho de 2011

Kempo

Diz um ditado que, no tempo de uma pétala de rosa cair ao chão, um praticante de Kempo deveria realizar mais de mil movimentos.
Kempo é a arte voltada para a agressividade e fortalecimento corporal, vinda da observação de movimentos dos animais, que tornou essa como uma forma de luta natural de agressividade. A filosofia do Kempo é buscar a naturalidade do corpo em união com sua agressividade.
Esta forma violenta de luta corporal foi desenvolvida para fins de guerra, e por isso foi posteriormente proibida no Japão, ficando restrito somente às aldeias que tinham como finalidade a prática marcial como meio de arte de guerra.  
Seguindo o mesmo enredo do Aikijujutsu, a história do surgimento desta prática marcial se perde no tempo, mas acredita-se que sua origem data de mais de 2 mil anos atrás. Chegou ao Japão por influência dos chineses, como meio de defesa pessoal e prática guerreira.Seu significado volta-se para o uso das mãos como defesa, mostrando os primeiros conceitos de sua filosofia.
O nome da arte pode ser traduzida para o português da seguinte forma:
 Kem - punhos 
 Po - método, modelo
O "método dos punhos" objetiva a sobrevivência a todo custo, sendo considerada por muitos, uma prática de extrema violência, já que deriva de movimentos de animais, como os da luta pela sobrevivência entre os ferozes seres das matas.  
Pode-se imaginar a junção naturalidade e ferocidade de um tigre que busca o seu alimento vivo, como por exemplo um antílope. Foi por meio de inspiração dessa perfeição da natureza que os grandes mestres da antiguidade buscaram desenvolver o corpo para a preparação diante da guerra.     
Registros e boatos demonstram que a arte foi desenvolvida através das técnicas antigas originárias de Bodhidarma (daruma san, como é conhecido no Japão), que foi levado através da miscigenação cultural entre Japão e China. Suas técnicas de treinamento colocou o homem completamente preparado a absorver todos os impactos, fazendo com que todas as partes do corpo se tornassem uma arma em potencial.  
Semelhante ao Kumi Uchi, a natureza sempre era uma forma muito rígida para fortalecimento e tônus muscular, fator importante para a guerra. Os seus praticantes costumavam esmagar pequenos feixes de bambu para o fortalecimento dos punhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário