quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mão


mão é a parte final de cada extremidade superior (ou braço), principalmente nosmamíferos bípedes, mas também se usa esse termo e os nomes de muitos dos seus constituintes para designar os órgãos equivalentes em muitos vertebrados (as extremidades dos membros anteriores) e mesmo em alguns invertebrados, como nas pinças de alguns artrópodes, como os caranguejos.
A mão divide-se geralmente em três regiões: carpometacarpo (os ossos da palma da mão) e dedos.
Tal como nos restantes órgãos pares, as mãos são simétricas.



Mão
Gray1234.png
Mão esquerda humana
Drenagem venosarede venosa dorsal da mão
Inervaçãonervo ulnarnervo mediano,nervo radial
DEDO




Os dedos ou dígitos são as extremidades dos membros dos mamíferos, mas também se dá este nome a alguns artículos dosapêndices de muitos artrópodes e de outros pequenos animais.
Nos mamíferos, o número básico de dedos em cada membro é de cinco, mas muitas espécies perderam alguns deles no decurso daevolução - os perissodátilos, por exemplo, têm um número ímpar de dedos (os cavalos e outros equídeos tem um único dedo e osrinocerontes têm três) e os artiodátilos têm um número par. Nestes animais, os dedos são formados por dois ou três ossos, chamadosfalanges.
Por outro lado, a malformação da mão ou do  pode dar origem a um número de dedos diferente do normal:
  • polidactilia é o caso em que se formam dedos supranumerários;
  • microdactilia é o caso em que se formam menos dedos que o normal; e
  • sindactilia é o caso em que se formam dedos unidos, quer pela pele (caso em que podem ser separados por cirurgia), quer pela fusão de dois ou mais ossos.
As extremidades exteriores dos dedos são protegidas por unhas, que podem ter a forma de garras ou cascos.

Dedos da mão

Os dedos da mão humana, chamados de quirodáctilos, principalmente o dedo oposto aos restantes - opolegar, foram um salto evolutivo, pois permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente (Edgar Morin, no seu O Paradigma Perdidose refere à dialéctica "pé - mão - cérebro").
Os dedos movem-se (novamente, com excepção do polegar, no ser humano) por acção de tendões ligados amúsculos no antebraço e de outros pequenos músculos que ligam as falanges. O polegar move-se ainda por acção dos músculos flexores e rotadores, que se encontram na palma da mão, ligados ao primeirometacarpal.
Raczka4.jpg

Nomenclatura

Palce.jpg
  1. Polegar - polegar, dedão, positivo ou mata-piolho.
  2. Dedo indicador - indicador, apontador, fura-olho ou fura-bolo.
  3. Dedo médio - dedo médio, dedo do meio, maior-de-todos ou pai-de-todos.
  4. Anelar - anelar ou seu-vizinho.
  5. Dedo mínimo - dedo mínimo, dedinho, minguinho ou ainda mindinho.
pele da parte interna dos dedos, tem uma elevada concentração de terminais nervosos, tornando-os os centros do sentido do tato; isto permite, por exemplo, a leitura em Braille. Para além disso, esta pele tem uma textura especializada para a preensão, que dá origem às impressões digitais.

Dedos do pé


  • Primeiro pododáctilo ou mais especificamente hálux.
  • Segundo pododáctilo.
  • Terceiro pododáctilo.
  • Quarto pododáctilo.
  • Quinto pododáctilo.
Pododáctilo é sinônimo de "dedo do pé".
pele da parte interna dos dedos, tem uma elevada concentração de terminais nervosos, tornando-os os centros do sentido do tato; isto permite, por exemplo, a leitura em Braille. Para além disso, esta pele tem uma textura especializada para a preensão, que dá origem às impressões digitais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário