sábado, 9 de julho de 2011

.NINJUTSU.

.OS CINCO ELEMENTOS DO COMBATE.
.No NINJUTSU, falamos muitas vezes em alcançar uma “integração” com a natureza.Trata-se do estado do ser que permite ao NINJA penetrar o invisível, sem perturbar o wa, ou “serenidade” DA CENA.Alcança-se essa elevação através do estudo, da prática, da experimentação e da reflexão sobre a interação do CINCO ELEMENTOS.Como já tratamos alhures das leis que regem essas relações, trataremos agora de ilustrar a maneira com que pode ser aplicada a categorização simbólica das técnicas ao combate “interpessoal”.
.A responsabilidade fundamental de qualquer arte marcial consiste em oferecer aos seus praticantes uma variedade de técnicas eficientes.Em quase todos os casos, alguns movimentos convêm mais a certos indivíduos do que a outros.Isso se dá porque os elementos também se aplicam às pessoas e aos atributos físicos.No fim, cada agente deve escolher e praticar as artes que lhe despertam maior interesse e nas quais se mostra mais destro.Assim, com efeito, nós todos criaremos o nosso próprio estilo.
.Há muitos bons combatentes que confiam em uma só técnica.O fato de assim se manterem é a prova de sua eficácia. É aconselhável, porém, para o agente em ação ser, de algum modo, versado nas técnicas do combate corpo a corpo.A KUMIUCHI, ou “matança nua” (técnicas de combate sem armas), se divide em CINCO ELEMENTOS, baseado não apenas na cosmologia tibetana ou chinesa, mas também nos cinco básicos do ataque, como está minuciosamente exposto na ARTE DA GUERRA DE SUN TZU.
.O CINCO PRINCIPIOS.
.TERRA.
.Na estratégia militar, um dos tipos de ataque mais devastadores se chama método do malho-e-bigorna.Nesse tipo de ataque, uma força atacante dotada de extrema mobilidade tira vantagem de um obstáculo de terreno natural ou de extrema posição bem fortificada e empurra o inimigo para aquele lugar.Quando as forças atacantes são unidas militares ou paramilitares, a sua missão consiste em empurrar o inimigo contra a bigorna.Podem ultrapassar uma parte da força que se defende, ao avançarem.Os bolsões isolados de resistência podem ser eliminados mais tarde pelas unidades que avançam para ocuparem o território conquistado.
.Esse tipo de ataque se destina a “esmagar” o inimigo.Essa tática também pode ser usada no combate individual.Em tal caso, a bigorna será o chão em que o inimigo se encontra de pé.Os NINJAS são treinados na UKEMI (A ARTE DE CAIR) e no método aikido de “encontro ao tatame”, assim como na TIEH TAO(CAMBALHOTA);é duvidoso,portanto,que seja bem-sucedido um ataque para atirá-los ao chão.Essa é a melhor defesa contra a técnica do malho-e-bigorna.
.As técnicas do sistema terrestre, que se baseiam nos princípios da teoria da linha central,dividem-se ainda em duas espécies de movimentos:os que se apóiam no ímpeto do atacante e nos que lhe aplicam um certo impacto,a fim de fazê-lo se mover na direção desejada.Embora seja impossível explicar todos os tipos de movimento que isso possa incluir, de um modo geral as técnicas incluídas nessa categoria são aquelas em que o inimigo é derrubado.No NINJUTSU clássico, essas técnicas são derivadas do JUJUTSU,mais tarde,o sistema foi modificado,a fim de abranger as preensões paralisantes do DIM CHING(PONTOS NERVOSOS)
.FOGO.
.Os agentes NINJA aprendem a por o inimigo fora de combate atingindo o com toda a força.Para isso, são guiados pelo principio do IKKEN HIATSU ou “vitória com um soco”.Esse conjunto de técnicas é análogo ao tipo de ataque ponta-de-lança, no qual se conta com a rapidez e profundidade da penetração para anular o ataque inimigo.No contexto militar, muitas vezes esse método é vulnerável à emboscada; nos combates corpo a corpo também é suscetível asa negaças.O NINJUTSU japonês tirou muitas de suas técnicas de ataque da antiga arte de atemi-wazza, mas essa era derivada, ela própria, do boxe mais estérico dos templos chineses, o qual, por sua vez, não passava da sistematização de série ainda antiga de socos e chutes de há muito conhecidos e usados para homens matar seu semelhante.O elemento FOGO representa o espírito guerreiro do agente em campo.Ao passo que o método malho-bigorna destina-se a esmagar o inimigo, o ataque ponta-de-lança visa a atacar o seu coração.
.As técnicas mais fundamentais ensinadas ao agente nessa parte de seu treinamento são as da MÃO OCULTA, que mostram muitos dos pontos vitais e fatais do corpo, em contraste com a importância atribuída ao fato de se derrubar o inimigo no sistema Terra.Nessa fase expandem-se os DIM CHING e são estudados os DIM HSUEH (pontos da porta de sangue).Do mesmo modo, como o NINJA aprende a cair para se proteger a fim de não ser derrubado, também aprende a bloquear e desviar-se para evitar ser atingido.
.Como, porém, muitos dos pontos de pressão usados para prender o inimigo a fim de que ele possa ser derrubado também são objetivos para ataques de grande amplitude, são chamados coletivamente de SHAM PI TA, ou “ataque defensivo”.
.ÁGUA.
.Na primeira fase do treinamento (Terra) aprendemos a “firmar a vontade”, na segunda fase (Fogo) aprendemos “forjar o nosso corpo no fogo da nossa vontade”.Entraremos agora na parte do treinamento que nos ensina a “acalmarmos a mente e libertarmos o espírito”.Uma das bases do JUJUTSU.Além disso, como o corpo está repleto de fluido (sangue, por exemplo) têm grande importância, durante esta parte do treinamento, as técnicas que atuam no sentido de restringir o fluxo sanguíneo, ou que “rodeiam” o inimigo.
.Pode-se dizer que a Água abrange a arte do contra-ataque em combate.A capacidade semelhante à da água de absorver o ataque inimigo e permitir que ele se faça de maneira inofensiva muitas vezes é suficiente, por si mesma, para pôr fim a um combate.Se isso não ocorrer, passamos para a etapa seguinte: a captura.Nessa etapa, aprende-se a conquistar e conservar, assim como métodos de embaraçar o inimigo.Do mesmo modo, as investidas que se apóiam no sacrifício de uma posição, como uma circunferência traçada de maneira que o inimigo tenha de avançar contra nós, fazem parte desse avançado conjunto de artimanhas.Aqui, a ênfase recai sobre os estrangulamentos e os nove pontos do DIM MAK, o “toque da morte”.A chave dessa série de movimentos consiste no controle não somente de si mesmo como do inimigo e não na destruição.
.Os que se destacam nessas técnicas são guiados pelo adágio “O que é mais submisso, embora mais poderoso, do que a água, sempre voltando a roer a pedra irremovível?”.Esse conceito de maciez e flexibilidade diante do ataque constitui o alicerce de todas as avançadas habilidades mentais do NINJUTSU.Do mesmo modo, é à base de uma miríade de formas de moço esgrimista do Japão, disse que se deve manter a tranqüilidade mental no combate não planejar, não agir ou reagir, mas simplesmente ser.
.Assim, permaneceremos vitoriosos em mil batalhas.
.AR.
.O elemento AR, ou VENTO é a verdadeira fortaleza do NINJA.As técnicas do VENTO são os meios graças aos quais podemos desaparecer, agir sem sermos vistos.São as técnicas que arrasam o inimigo atacando a sua base ou que permitem que o agente vá para trás do inimigo.O conceito é o de “cavalgar um tigre”.Quer dizer: mesmo um tigre furioso, feroz, não pode cravar em nós os dentes ou garras, se o estivermos cavalgando.
.Em um combate “intercorporal”, o inimigo não pode nos atingir se não pode nos ver.Em sua maior parte, as técnicas do VENTO são evasivas e relacionadas, em grande parte, com o principio do boxe ocidental que determina: ”faça o inimigo perder o seu golpe e faça-o pagar por isso, atingindo-o antes que ele tenha podido se recuperar”.
.O elemento VENTO abrange também o lado psicológico.Durante essa fase de treinamento, são aprendidos vários métodos para se sobrepujar o inimigo sem entrar em contacto físico.Ao mesmo tempo, são revelados os segredos da mais antiga forma prática do Caminho Silencioso.O MI LU KATA, ou “forma da pista perdida”, contém todas as nove técnicas básicas para o desaparecimento, das velhas tradições do Tibet.Alguns historiadores procuram colocar as origens do NINJUTSU na Índia, com o culto TUGUE do assassinato, e é verdade que muitos métodos de se aproximar furtivamente do inimigo são tirados daqueles sistemas ou rituais: o verdadeiro “manto de segredo” que envolve os ensinamentos NINJA, todavia, surgiu quando o NINJA atravessou.Há séculos, as montanhas proibidas da China.
.Nesta fase, aprende-se a se conhecer e a criar uma vontade de ferro.Isso torna o NINJA um Homem de Saber.
MADEIRA
.Na Europa medieval, os feiticeiros e alquimistas sabiam que existiam cinco elementos, da mesma maneira que os chineses sabiam.Além disso, os melhores matemáticos daquele tempo tinham conhecimento da existência do dodecaedro, um polígono geométrico sólido composto de pentagramas.No entanto, como aqueles “sábios” achavam que as pessoas eram demasiadamente estúpidas para compreendem a significação do quinto elemento, ou porque temiam que seu imenso poder fosse usado indevidamente, guardaram silêncio a respeito.Assim, o conhecimento do Universo ficou escondido dos olhos do povo.Os governantes e o clero revelavam apenas quatro elementos e apresentavam o pentágono como “o mal”, chamando-o de “a marca da besta”, algo que devia ser abominado.Além disso, suprimiram a realidade matemática do dodecaedro, e, desse modo, impediram o progresso da humanidade durante séculos.
.Sem dúvida, alguns fizeram tal coisa porque achavam sinceramente que estavam agindo no interesse de outros.A nossa filosofia, porém, é no sentido de que cada um deve decidir por si mesmo o que é bom e o que é mau, sem a manipulação de tais mentores.Outros escondiam tal conhecimento porque achavam que ele lhes dava poder.Do mesmo modo que os dois outros grandes objetivos da humanidade, o amor e a sabedoria, quando o poder é compartilhado, mostra-se em toda a sua plenitude, mas, quando é acumulado, jamais é bastante.
.O quinto elemento é a Madeira.Se abandonarmos, por um momento, a maneira analítica e cientifica que adotamos ao formular uma teoria, para seguir a crua ciência de observação dos antigos mestres, começará a surgir um novo modelo.Entre os cinco elementos, dois são yang (fogo e terra), quer dizer:lineares,masculinos,sólidos e positivos;dois são yin(ar e água),isto é,circulares,femininos,envolventes e negativos;o quinto elemento,por sua vez,representa a combinação dos dois outros e é, portanto,neutro(Tão).Para os chineses, esse simbolismo se evidenciava pelo crescimento circular dos anéis de uma árvore em torno de um eixo linear (vertical).
.Aplicando-se esse conceito à guerra, é de se esperar que representa o último conjunto de técnicas, e assim é, realmente.Em todas as técnicas anteriormente discutidas, foi necessário aproximar-se do inimigo para obrigá-lo a combater.No elemento Madeira, todavia, fase final do treinamento, o agente é treinado nas técnicas da emboscada.Isso dá a impressão de algo desapiedado, pois depende muito da surpresa para ser bem sucedido; a emboscada é, porém, uma posição estática: o inimigo é que põe os pés nas armadilhas; fazendo uma aproximação agressiva.Isso quer dizer que o individuo age apenas em defesa própria quando, sob a pressão do inimigo, chega a um ponto em que não é possível a retirada.A “armadilha” é a capacidade combativa superior do NINJA.Os que seguem esse caminho são guiados pelo sábio LAO TZU, quando diz: ”NÃO ME ATREVO A AVANÇAR UMA POLEGADA, MAS NPREFIRO RECUAR UM PÉ”.Os NINJAS sabem dar àqueles que querem “tirar vantagem” corda suficiente para que eles se enforquem.
.Entre as diversas armas desse sistema estão técnicas tais como o medo, a surpresa, a eficiência implacável e uma dedicação quase fanática à verdade, à justiça e à igualdade.Convém salientar que o estudo da anatomia caminha pari passu com o aprendizado de uma determinada disciplina.Na quarta fase (vento) são revelados os horários e meridianos da acupuntura e o aluno aprende o DIM MAK.Nessa quinta fase é a última fase, abre-se para o discípulo o HSI MEN JUTSU, o “CAMINHO DA PORTA DA MENTE”.Graças a esse treinamento psíquico, podemos facilmente dominar movimentos tais como a “varredura de um exército de mil homens”, ou adquirir o “poder de obscurecer a mente dos homens”.
.As técnicas do elemento MADEIRA caracterizam-se pelos princípios de ocultamento, surpresa psicológica e paralisação de ação ofensiva.A definição militar da emboscada é “uma armadilha preparada para um inimigo em movimento, baseada na concentração, de surpresa, de fogo partido de posições ocultas”.O objetivo de tal tática é a destruição do inimigo.
.O mais importante fator isolado é uma emboscada de surpresa, fator decisivo, que possibilita às forças emboscadas o controle da situação.Para o individuo, isso significa ficar alerta e em silêncio, até o momento de ser desfechado o ataque.O controle de si mesmo impede a pessoa de ser controlada pela situação.Outros ingredientes necessários, que se relaciona com o controle, é a concentração, que permite ao agente em campo dirigir a energia total de sua vontade contra o objetivo. Pode haver tempo para somente uma arremetida.Por esse motivo, são recomendáveis ataques simples, que, como são mais facilmente compreendidos e executados, têm mais probabilidades de serem bem-sucedidos.
.Mesmo além da concentração, todavia, deve haver disciplina.Em primeiro lugar, deve-se ter disciplina para aprender, alcançar um grau de habilidade satisfatório.Em segundo lugar, deve haver disciplina para se proteger da coragem impetuosa, não reagir, e sim permanecer calmo diante do perigo e depois agir com determinação.Em terceiro lugar, deve-se ter disciplina para não se vangloriar de ter vencido, pois, se se tornou necessário esmagar fisicamente o inimigo, isso quer dizer que a razão e a lógica falharam -e estas são as armas do HOMEM DE SABER.

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