domingo, 10 de julho de 2011

Battojutsu

O Battojutsu é a arte do corte com a espada, e está intimamente ligada aoIaijutsu e ao Kenjutsu. Sua criação é atribuída a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), que teria recebido uma inspiração divina para desenvolvê-la como arte. 
Enquanto o Iaijutsu estuda o saque da espada a partir da "saya" (bainha), o Battojutsu consiste em, num movimento contínuo, sacar a espada e realizar o corte. A linha que separa essas disciplinas é muito tênue. O Batto é treinado de três formas: individualmente (suburi), seqüências (katá) e teste de corte (tameshigiri). É uma arte que visa o máximo de eficiência, aliada à velocidade de execução. Porém, é necessário ressaltar que esta "velocidade" vem naturalmente, após exaustivos anos de treinamento. Não se trata de realizar qualquer técnica de maneira afobada. Isso é o tipo de amadorismo que pode resultar em uma técnica pobre e, o que é pior, em danos físicos. Primeiramente, é preciso praticar lenta e cuidadosamente, para que se desenvolva a habilidade de manejo. Por essa razão, o iniciante pratica com o "bokuto", a espada de madeira. 
Várias técnicas de Batto foram desenvolvidas para abranger diversas situações em que o samurai poderia se encontrar, e que o levassem a um confronto inesperado. Em muitos casos, tais confrontos ocorriam longe dos campos de batalha, dentro do próprio castelo de seu senhor. Tais habilidades eram essenciais ao guerreiro medieval do Japão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário