domingo, 10 de julho de 2011

Jujutsu

Talvez esta seja a mais popular de todas as artes apresentadas no programa antigo do Bugei.
O Jujutsu, durante séculos, foi a grande arma secreta do exército japonês, que a manteve em seu currículo até a Segunda Grande Guerra.
A sua origem se perde no tempo nos deixando rastros de que tenha surgido na Índia ou mesmo vinda dos índios japoneses.
De uma forma ou de outra, a arte suave ou flexível, como é traduzido o Jujutsu, difere muito da forma apresentada na época contemporânea.
Tal arte passou por uma reformulação na era Meiji onde foi incluída nas artes do Gendai Budo ou Formas das Artes Modernas.
A arte criada por Jigoro Kano, denominada de Judo - Caminho Suave, anos depois, também voltou a ser chamada de Jujutsu.
O Jujutsu tradicional está incluído no programa de Koryu, que visa a conservação das formas clássicas iniciais.
O antigo estava voltado à manutenção do pensamento vivo do bujutsu como propriedade defensiva em campos de batalha. Sendo assim, não pode ser considerado esporte nem tão pouco moderno.
O jujutsu que o mundo ocidental conheceu após a era Meiji é o que denominamos de Gendai Budo.
Referências diretas dos registros das maiores escolas de Bujutsu e nas crônicas do antigo Japão indicam que muito dos métodos de combate sem armas foram desenvolvidos e aplicados pelos japoneses durante a "longa noite feudal" e um número significativo destes métodos se tornaram importantes no treinamento do guerreiro.
Por definição um método de combate desarmado representa um modo sistemático e engenhoso em aplicar o corpo humano como arma.
Esse tipo de combate sem a utilização de armas foi adotado, em primeira ordem, para resolução dos problemas de confrontos violentos.
Combates armados e desarmados parecem ter coexistido desde o princípio da história suplementando, integrando, ou substituindo um ao outro de acordo com a demanda do tempo, lugar e circunstâncias.
De fato, a observação de que o corpo humano poderia operar com habilidade em combate como uma arma primária, e que a maestria de seus elementos e funcionabilidades seria capaz de fazer com que um homem subjugasse outro homem violentamente, enquanto simultaneamente aplicasse isto em defesa própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário