Bexiga é o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. À bexiga segue-se a uretra, o ducto que exterioriza a urina produzida pelo organismo .
Nos crustáceos e teleósteos, trata-se de uma expansão do canal do rim. Nostetrápodes apresenta-se como um divertículo ventral da parte posterior do tubo digestivo (cloaca), o qual, no embrião dos amniotas conduz à alantóide.
A bexiga humana é dividida anatomicamente em: ápice (anterior), corpo, fundo (posterior) e colo. Sua túnica muscular é composta por músculo liso, possuindo fibras musculares entrelaçadas em todas as direções, originando o músculo detrusor. A túnica mucosa da maior parte da bexiga vazia é pregueada, mas estas pregas desaparecem quando a bexiga está cheia. A área da túnica mucosa que reveste a face interna da base da bexiga é chamada de trígono da bexiga.
O sistema nervoso autônomo parassimpático é o responsável pela contração da musculatura da bexiga, resultando na vontade de urinar.
A capacidade média da bexiga de um adulto é de 700 a 800 ml.
Embriologia
Nos humanos, todo o epitélio da bexiga deriva da parte vesical do seio urogenital, assim como a maior parte da bexiga. A exceção é feita à região do trígono da bexiga, que tem seu tecido conjuntivo originado dos túbulos mesonéfricos.
Histologia
A bexiga é composta de:
- uma camada mucosa com epitélio de transição e sua lâmina própria;
- uma camada muscular, com fibras musculares longitudinais internas e externas, separadas por fibras musculares circulares, sendo todas demúsculo liso;
- uma camada adventícia.
Bexiga urinária Sistema urinário. Bexiga urinária Latim vesica urinaria Gray's assunto #255 1227 Vascularização Artéria vesical superior
Artéria vesical inferior
Artéria umbilical
Artéria vaginalDrenagem venosa Plexo venoso vesical Inervação Plexo nervoso vesical Drenagem linfática external iliac lymph nodes, internal iliac lymph nodes Precursor seio urogenital
Nenhum comentário:
Postar um comentário