A prática do Taiso tem como finalidade a manutenção da saúde do corpo-mente, através da respiração e harmonização com a natureza e o universo. Percebeu-se que a sua prática trazia benefícios dos mais diversos ao ser humano. Ao realizar uma prática como o Taiso, necessariamente estuda-se técnicas de alongamento, relaxamento e força, além do controle da energia vital no caldeirão da alquimia (hara), que transforma a energia provinda da respiração em energia para o próprio corpo.
As técnicas utilizadas para a respiração essencialmente estão baseadas na maneira como a própria natureza se sobrevive. Busca-se então formas de exercitar a respiração para que ela possa contribuir no dia a dia de cada ser humano.
Nas culturas orientais, diz-se que o corpo precisa estar bem para que a mente possa caminhar bem, e vice-versa.
Sua teoria é extremamente direcionada à correção postural, já que acredita-se que esteja em perfeita união com uma vida saudável. Por meios orientais, sabe-se que a coluna em estado não-vertical e reta pode impedir o fluxo correto da energia vital que vem da respiração. Tal fato é facilmente notado quando dobramos a coluna e continuamos a respirar. À medida que dobramos mais e mais a coluna, mais difícil fica a respiração. Na verdade dizemos que não é a respiração que fica difícil, mas sim a energia vital não está fluindo da maneira correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário