A palavra Tengu é de origem chinesa. "T’ien-Gu" é a expressão japonesa do hieróglifo chinês "T’ien-Kou" (Tiangou – cão do céu). As lendas sobre estes seres sobrenaturais apareceram no Japão nos séc. 6 e 7.
Só que a imagem destes Tengu se mudou com o tempo. Originalmente Tengu representava os demônios das florestas (tipo os Oger nos contos de fantasia europeus), que comiam crianças, botavam fogo, seqüestravam pessoas e atormentavam os monges budistas. Com o tempo os Tengu começaram a amostrar a capacidade de destingir o mal do bom e na idade média japonesa foram interpretados como seres capazes tanto de causar danos, medo e destruição como amizade, amor, ajuda e apoio, dependendo do caráter do viajante que atravessava as montanhas e florestas por eles habitadas. Podia ser tanto o fim da vida como a salvação inesperada. E por fim foi atribuída aos Tengu sabedoria.
Tengu é o nome dado no Japão a seres místicos semi-humanos com cabeças de aves que vivem nas montanhas isolados do resto do mundo. As lendas contam que os Tengu possuem muita sabedoria e grandes conhecimentos no manuseio da espada e outras técnicas de lutas.
No Japão existem vários caminhos para se adquirir sabedoria (Satori), o estado de iluminação.
Um possível caminho é a cerimônia do chá, outro é os jardins de arreia, o arranjo de buquês de flores, a pintura e caligrafia, e por fim as artes marciais (Bojutsu): o Kenjutsu e Iado (o uso da espada), o Kyujutsu(o uso do arco), e o Yarijutsu (o uso da lança).
Fora destas técnicas nós ainda temos o Aikijutsu, o antecessor do Aikido e Jiu Jitsu. Ai = harmonia, Ki = força, energia, e Jitsu ou Jutsu = a arte de harmonizar sua força e energia.
Nos fim da época Heian, séc 11 e 12, as famílias samurais desenvolveram várias técnicas de luta (Bujutsu). Tais técnicas logo viraram estilos e tinham como objetivo derrotar o inimigo na luta armada e desarmada. No séc 16 apareceram os primeiros estilos com tendências claras do Aikijutsu e Jiu Jitsu. Estes novos estilos só foram ensinados a parentes e familiares sob sigilo total. No começo da era de paz (1600 a 1867 durante o shogunato Tokugava) é que se começou a criar escolas e divulgar abertamente tais sistemas.
Aos Tengu são atribuídos grandes conhecimentos, e muitos mestres, especialmente da área do Kenjutsu, atribuem seus conhecimentos e técnicas de suas escolas (Ryu) a inspiração e ensinamento direto de um ou mais Tengu.
As maiorias destes mestres dizem ter recebido seus conhecimentos em sonhos durante sua peregrinação e sua temporada como eremita nas montanhas onde praticavam a ascetismo (Musha-Shugyu) à procura do caminho (Do).
Um dos mestres que se diz ter recebido seus conhecimentos dos Tengu foi nada menos do que Minamoto no Yoshitsume (1159-1189), que depois de ter vivido sua infância no templo Kurama, conquistou e derrotou o famoso e invencível monge Benkei quando este tentou impedi-lo, com uma Naguinata, de atravessar a ponte Goto.
Outro imortal foi Miyamoto Musashi (1484 – 1645) que saiu vitorioso de mais de 60 duelos. Miyamoto teve em sua juventude o apelido de "o pequeno Tengu".
E ainda no começo do séc 20, o apelido do mestre de Aikijutsu, Takeda Sakaku, era: "O Tengu de Aizu".
A origem do livro: Tengu-Geijutsu-Ron (as técnicas divinas dos Tengu), tem provavelmente sua origem nos grupos guerreiros Yamabushi, os temidos monges guerreiros que viajavam de monastério a monastério. Os Yamabushi eram considerados os lutadores mais ferozes e temidos de suas épocas. Eles protegiam seus monastérios contra ataques de bandidos, de outros monastérios e de Shoguns.
Com corpo de humano e cabeça de ave, o Tengu foi objeto de vários retratos. Os retratos mais velhos o amostram com cabeça de corvo (Karasu Tengu), e os mais comuns são os "pequenos Tengu" (Ko Tengu) com asas ou os Tengu de nariz comprido (Konsha Tengu). Existia até a hierarquias dos Tengu (bem provável parecida às falanges de Exu na Umbanda) onde os de cabeça humana com narizes grandes eram superiores aos Tengu voadores. E o rei superior de todos estes gênios das montanhas é Sojobo (seria na Umbanda o exu maioral). Sobojo é representado com cabelos brancos e longos e de nariz comprido, e seu símbolo é um leque de sete cores.
Em contrapartida ao Obake (espíritos), os Tengu sempre tem asas. Eles podem adquirir a forma de pessoas ou animais, de preferência: texugo (Tanuki) ou raposa (Kitsune). Mas sua sombra sempre amostrava sua verdadeira identidade. O Tengu tem um humor bem peculiar e sua maldade só pode ser igualada por sua arrogância (no Japão quando se xinga alguém de "Tengu-Ni-Naru", isso significa que tal pessoa é tão arrogante que nem um Tengu).
Um Tengu fala sem mover os lábios ou o bico, pois ele se comunica mentalmente (telepatia). Pode acontecer que um Tengu seja derrotado por uma força espiritual superior ou pela força, coragem e força mental superior de um humano. Quando derrotado ele se transforma num pássaro ferido preto. Se um Tengu durante sua existência fizer muitas coisas boas pode reencarnar na próxima existência como ser humano.
A fantasia e inspiração, lenda e histórias sobre guerreiros, Ninjas e Ronin (guerreiros solitários), os Tengu acabarem sendo em muitos casos igualados aos Yamabushi, de tal forma que em muitas lendas os Tengu são retratados usando um cape sacerdotal (Tokin), tais Tengu são osKarasu.
É interessante notar que tais seres legendários podem ser encontrados espalhados por todo o norte pacífico: na Sibéria, Alaska, Norte do Canadá, certos povos Indianos Americanos, até os Toltecas (América Central), os egípcios e sírios. São seres místicos com asas que atuam como medidores entre os Deuses e os Humanos (no Helenismo teríamos Hermes, no Candomblé Exu).
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