Existem uma série de lendas no Japão sobre estes legendários espíritos que persiste até os dias atuais, especialmente na área rural. E se uma pessoa se interessa pelas artes marciais inevitávelmente irá mais cedo ou mais tarde cruzar com as lenda ou o Tengu em pessoa.
Agora o que são os Tengu e de onde vêm?
A sua história
Sua origem até hoje é um mistério e assim existem várias teorias, e assim a forma como foram interpretados e como foram retratados na música, literatura e pintura mudaram com os tempos.
A princípio se pode destingir atualmente os: Karasu Tengu, que têm a aparência de grandes corvos ou aves de rapina que andam ereto possuindo braços e mãos; e os Yamabushi Tengu, que andam vestidos que nem os eremitas da montanhas e possuem um nariz bem longo.
O Shugendo, a religião destes eremitas da montanha, atualmente chamados de Yamabushi ou Gyoja,com certeza não é a origem do Tengu, mesmo por alguns assim afirmados. Na realidade não se comparou o Tengu com o Yamabushi e sim vice versa (como acima já comentado). Muitos dizem que os eremitas se comunicavam com os Tengu e deles aprendiam, devido o fato de viverem nas montanhas isolados tentando aprender as artes que os Tengu já possuíam. Daí surgiram os retratos de Tengu vestidos que nem os Yamabushi (monges guerreiros, eremitas).
Uma outra teoria diz que o Tengu se desenvolveu do chinês T´ien Kou (a palavra significa "cachorro do céu", um ser com forças sobrenaturais na forma de um cachorro que vem á terra junto com os trovões e raios para seqüestrar e devorar crianças). Em japonês se pronuncia T´ien Kou como TENGU. E como desde o séc 6, 7 existiam um constante intercambio cultural entre Japão e China, seria esta uma possibilidade.
Uma outra teoria diz que o Tengu se desenvolveu da divindade Hindu Garuda, que os japoneses conhecerem depois da introdução do Budismo no Japão, uma divindade celestial do Mahayana-Budismus, que tem suas origens no Hinduismo; E como um Tengu, o Garuda também possui a capacidade de mudar sua aparência e transformar corpo de ave, asas e rabo de rapina em um corpo e membros humanos, e vice versa.
Uma outra teoria diz que o Tengu se desenvolveu da divindade Hindu Garuda, que os japoneses conhecerem depois da introdução do Budismo no Japão, uma divindade celestial do Mahayana-Budismus, que tem suas origens no Hinduismo; E como um Tengu, o Garuda também possui a capacidade de mudar sua aparência e transformar corpo de ave, asas e rabo de rapina em um corpo e membros humanos, e vice versa.
Uma terceira possibilidade seria que os Tengu seriam uma divindade puramente japonesa antes da introdução do budismo no Japão. E quando os budistas afirmaram que a divindade local Kami, nada mais era do que uma aparência de Buda e Bidisatva, assim se afirmou que o Tengunada mais era do que uma aparência de Garuda ou até de T´ien Kou.
A escrita japonesa da palavraTengu |
Existe relatos sobre o Tengu durante o período Heian como no Konjaku Monogatarishu, e assim se criou uma segunda interpretação dosTengus. Neste período se acreditava que os Tengus influenciavam negativamente os budista, prendendo os monges e padres budistas em árvores e através de magia negras obrigá-los a fazer atos predatórios, assim obrigando-os de deixar o caminho do dahrma certo. Já na época eram representados como pássaros com a capacidade de se transformarem em qualquer forma. Existem também relatos em que estudaram odahrma com ganância no coração e assim viraram Tengus.
Apartir do séc 13 se começou a acreditar que os Tengus compartilhavam seus conhecimentos com humanos escolhidos por eles, a até chegavam a proteger templos e aldeias inteiras. E como exemplo desta lenda é a lenda do próprio legendário Minamoto no Yoshitsune, que na juventude vivia em Kuramadera perto de Kyoto e que aprendia diariamente de noite com Sojobo, o granmestre dos Tengu, inas artes da guerra. Estes conhecimentos o possibilitaram a derrotar Taira na batalha de Dannoura em 1185.Se acreditava que a razão de os Tengus ensinarem a arte da guerra era para causar guerras, e de fato se acreditava que os Tengus traziam a guerra.
Em muitas aldeias se oferecia oferendasaos Tengus, em especial Kuhin-Mochi (bolas de arroz envoltas de pasta de feijão), e eram postas nos arredores d aldeia para atrair os Tengus. Este costume perdurou até os dias atuais, no séc 19 era costume oferecer a comida aos Tengu para que eles não maltratassem a aldeia e em 1860 o Shogun escreveu um ofício demonstrando assim a importância da crença no Tengu na sociedade.
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