O Aikijujutsu é uma das mais antigas e refinadas artes de combate originadas no Japão.
História
Praticada antigamente pelos nobres japoneses, por sua riqueza de conhecimento e dificuldade, crê-se ter sido uma das primeiras formas de defesa pessoal do Japão feudal. A complexidade de seus sistemas a consagrou como uma arte de elite militar. Sua dificuldade se encontra exatamente na harmonia interior do praticante, não se deixando levar por qualquer emoção que afetasse a sua técnica.
Perde-se na história a época ou período do surgimento da arte, já que muitas são as supostas origens da arte No entanto, supõe-se que a arte tenha origens no neto mais jovem do Imperador Seiwa, Shinra Saburo Yoshimitsu, quando este foi para Oshu, no nordeste do Japão, estudar anatomia humana através de dissecação.
Porém, inegavelmente, sua origem vem da arte da espada, o Kenjutsu. Mas é interessante salientar que samurais eram obrigados a portar espadas e deviam, obrigatoriamente, usá-las para defender sua honra. Logo, Um samurai que lutasse sem ela corria o risco de ser ordenado a cometer seppuku (auto-evisceramento) ou poderia mesmo ser condenada a crucificação (tido como humilhante), como cita o Hagakure (livro do século XIV).
Entretanto, com a proibição do porte das mesmas nos castelos e casas de nobres, a arte começava a surgir. Então, baseando-se em estudos de anatomia humana, conhecimento e controle da energia sutil e técnicas de espada, teríamos uma receita inicial para a criação do Aikijujutsu.
O Sukima (vazio) representa um fundamento básico do Aikijujutsu, e simboliza fazer com que um adversário (inicialmente portando a espada Katana) não consiga atingir seu objetivo, apenas usando os conceitos dos quatro elementos, água, fogo, ar e terra. A partir deste princípio surgiu o primeiro movimento que hoje constituí o Aikijujutsu.
Uma arte baseada na harmonia e na utilização da energia interior, conhecida como Ki. O Ki é o princípio que rege o universo do Aikijujutsu, focalizando os estudos em sua condução e direcionamento, através do estudo e controle da utilização de chaves, torções e imobilizações, de modo a invalidar o inimigo buscando a harmonia do corpo.
O significado de nome da arte
O nome da arte pode ser traduzido para o português da seguinte forma:
- Ai: Harmonia
- Ki: Energia, força vital.
- Ju: Flexibilidade
- Jutsu: Arte
O Daito Ryu Aiki JuJutsu, mais conhecido estilo da arte, fundado por Sokaku Takeda, veio da linhagem dos Minamoto, que organizaram as técnicas Aiki e o fundaram, aproximadamente no século XV.
OSOI é a forma lenta e suave. Essa forma era praticada por aqueles que não possuíam tanto vigor físico ou possuíam idade avançada. Na busca do vazio e do desequilíbrio, essencial nessa forma, busca-se encontrar no íntimo do seu inimigo um local escondido para se alojar. As técnicas iniciais eram adaptadas a um raciocínio circular que tinha por objetivo a utilização da força do inimigo contra ele mesmo. Para muitos mestres tal estilo é considerado o último estágio da sapiência militar. Da mesma forma, o Gendai Budo traduziu essa teoria como "ceder para vencer".
HIDOI, contrariamente, caracterizado pela extrema violência e agressividade de seus movimentos, é conhecida como a terrível arte do clã Aizu. A definição do Hidoi retrata o pensamento do Bujutsu na sua essência e realidade.
KORYU, que tem como significado "estilo antigo", representa as formas clássicas e imutáveis do Aikijujutsu estabelecidas em seqüências de kata.
RENKAKU, que significa "encadeado por um ângulo", era a forma que mais se assemelhava ao jujutsu, diferenciando-se na circularidade de seus movimentos e utilização da força de seu adversário contra ele mesmo.
MANUAL DE OPERAÇÕES NINJA
INTRODUÇÃO
Existem em quase todas as civilizações, desde os primórdios das eras, as unidades de
combate de elite (como os pretorianos de Roma e os exércitos de espartanos da antiga Grécia), tem atuado através da história, usando unicamente sua perícia em armamento e ações de guerra para vencer a qualquer custo.
Infiltrando-se por terás das linhas inimigas, seu pessoal altamente treinado teve sucesso onde enormes exércitos falharam, com resultados devastadores. Na era moderna, os governos iniciaram a formação de tais brigadas de elite, visando golpear o quartel general inimigo. Tais grupos como a Força Delta dos Estados Unidos e o Serviço Aéreo Britânico Especial, continuam as tradições de espionagem e atividades secretas.
No passado e no presente, tais unidades especiais tiveram um ponto em comum, seus membros eram uma casta muito especial de homens, em plena forma física e peritos em seu campo de ação. Selecionados para treinamento especial nos exércitos regulares, alguns meses de exaustivo treinamento intensivo produziam um saldado pronto para o combate que sobrepujava em perícia o homem comum de infantaria.
Se pudesse ampliar os poucos meses de treino em 18 anos ou mais o produto final seria pouco menos do que um superhomem, um guerreiro cujas habilidades tanto mentais quanto físicas seriam verdadeiramente espantosas. Tal unidade de elite existe de fato e suas tradições remontam no tempo há mais de dois mil anos. Elas são os ninjas, os praticantes de ninjutsu.
Nenhuma unidade de combate tem suscitado mais imaginação nos anos recentes do que os lendários ninjas do Japão, descritos coma a mais mortal máquina de combate na história da arte da guerra. Totalmente sem principios morais, estes assassinos da noite vestidos de negro matavam sem temor ou piedade deixando um trilha de mutilação e sangue em seu rastro na tuirbulenta história do Japão e servindo a quem fizesse a oferta mais elevada.
Treinados desde o seu nascimento, o único objetivo dos ninjas era dominar completamente as técnicas de espionagem, armas, combate desarmado, venenos e psicologia, para poderem passar informações aos seus superiores por meio de suas atividades clandestinas.
QUALIDADES PESSOAIS DE UM NINJA EM OPERAÇÕES URBANAS:
O ninja é caracterizado por sua valentia e sua natureza decisiva. Tem que ser bom taticamente e ser um lider hábil. O ninja tem que ser uma pessoa preparada para compensar o fato de que tem suficientes armas, munições e equipe.
No entanto de carreira ou a policia governamental têm armas e transportes modernos e podem viajar com liberdade, utilizando a força de seu poder. O ninja tem recursos a sua disposição e leva uma vida clandestina. Algumas vezes, e é obrigado a usar documentos falsos.
No entanto o ninja urbano tem certas vantagens sobre o exército convencional ou sobre a policia.
As armas do ninja urbano são inferiores às do seu inimigo, mas vendo desde o ponto de vista moral, o ninja urbano tem uma vantagem que não pode negar. Esta superioridade moral é o que sutenta o ninja urbano. Graças a ela, o ninja pode levar ao fim seu trabalho principal, o qual é atacar e sobreviver.
O ninja tem que capturar ou desviar armas do inimigo para poder lutar.
Estas dificuldades têm que ser superadas, o qual força o ninja urbano a ser imaginativo e criativo, qualidades que sem as quais seria impossivel para ele exercer seu papel no clã.
O ninja tem que ter criatividade, mobilidade, e flexibilidade, como também versatilidade e um comando para qualquer situação. A iniciativa é uma qualidade especilamente indispensável. Nem sempre é possivel se antecipar de tudo, e o ninja não pode deixar se confundir, ou esperar por ordens. Seu dever é o de atuar, de encontrar soluções adequadas para cada problema que encontrar, e não se retirar. Sem a iniciativa não pode haver combate urbano.
Outras qualidades do ninja são as seguintes: que possa caminhar bastante, que seja resistente à fadiga, fome, chuva e calor, conhecer como se esconder e vigiar, conquistar a arte de ter paciência ilimitada, manter-se calmo e tranqüilo nas piores condições e circustâncias, nunca deixar pistas e traços de suas operações.
O ninja não é um homem ou mulher de negócios em uma empressa comercial, nem é um artista numa obra. O combate urbano, assim como o combate rural, é uma promessa que o ninja se faz a si mesmo. Quando já não pode fazer frente às dificuldades, ou reconhece que lhe falta paciência para esperar, então é melhor entregar seu posto antes de trair sua promessa, já que lhe faltam as qualidades básicas necesárias para ser um ninja.
COMO DEVE VIVER E SUBSISTIR O NINJA:
O ninja deve saber como viver entre as pessoas e se cuidar para não aparentar ser estranho ou distante da vida normal da cidade.
Não deve usar ropuas diferentes da que outras pessoas utilizam. Roupas caras e elaboradas para os homens e as mulheres podem ser um impedimento para o ninja, caso seu trabalho o levar a bairros onde este tipo de roupa não seja comum. O mesmo serve se o trabalho for na ala inversa.
O ninja tem que viver de seu trabalho ou atividade profissionais se é conhecido ou procurado pela policia, se esta sentenciado ou esta sob liberdade condicional, tem que viver clandestinamente, sob tais condições, o ninja não pode revelar suas atividades a ninguém, pois o ninja nunca revela as suas atividades para ninguém a não ser para o seu próprio clã, já que isso é sempre unicamente de responsabilidade da organização na qual o ninja pertence.
O ninja tem que ter uma grande capacidade de obeservação tem que estar bem informado a respeito de tudo, em particular dos movimentos de seu inimigo tem que estar constantemente alerta, procurando, e ter grande conhecimento sobre a área em que vive, opera, ou através da qual se movimenta.
Mas a caracteristica fundamental e decisiva do ninja é que é um guerreiro que luta com armas, dada esta condição, há poucas posibilidades de que possa seguir sua profissão normal por muito tempo ou referencial da luta de classes, já que é inevitável e esperado necessariamente, o conflito armado do ninja contra os objetos essenciais:
PREPARAÇÃO TÉCNICA DO NINJA:
Ninguém pode se converter em ser um ninja sem prestar particular atenção à preparação técnica.
Esta preparação técnica do ninja baseia-se na sua preocupação pela preparação fisica, seu conhecimento e no aprendizado de profissões e habilidades de todas as classes, particularmente as habilidades manuais.
O ninja somente pode ter forte resistência fisica se treinar sistematicamente. Não pode ser um bom soldado se não estudou a arte de lutar. Por esta razão o ninja tem que aprender e praticar vários tipos de lutas, de ataque e de defesa pessoal.
As outras formas úteis de preparação fisica são caminhadas, acampar, e treinar sobrevivência na selva, escalar montanhas, remar, nadar, mergulhar, pescar, caçar pássaros, e animais grandes e pequenos.
É importante aprender a dirigir, manejar um pequeno bote, entender de mecânica, rádio, telefone, eletricidade, e ter algum conhecimento das técnicas eletrônicas.
Também é importante ter conhecimento de informações topograficas, poder localizar a posição através de instrumentos ou outros recursos disponiveis, calcular distâncias, fazer mapas e planos, desenhar escalas, calcular tempos, trabalhar com escalonamentos, compasso, etc.
Um conhecimento de medicina auxiliar ele tem o papel de ser doutor ou entender de medicina, enfermaria, farmacologia, drogas, cirurgia elementar, e primeiros socorros de emergência.
A questão básica na preparação técnica do ninja é o manejo de armas, tais como o revolver automáticos vários tipos de armas ninja, escopetas, carabinas, morteiros, bombas, etc.
O conhecimento de vários tipos de munições e explosivos é outro aspecto a considerar. Entre os explosivos, a dinamite tem que ser bem entendida. O uso de bombas incendiárias, de bombas de fumaça, e de outros tipos são conhecimentos prévios indispensáveis.
Aprender a fazer e construir armas, preparar bombas molotov, granadas, minas, artefatos destrutivos caseiros, como destruir pontes, e destruir trilhos de trem são conhecimentos indispensáveis à preparação técnica do ninja.
O nivel mais alto de preparação do ninja é o centro para treinamento técnico. Mas somente o ninja que passou pelo exame preliminar pode aprender a esta escola, isto é, um que tenha passado a prova de fogo em ação, em combate verdadeiro contra o inimigo.
AS ARMAS DO NINJA:
As armas do ninja são armas leves, facilmente trocadas, usualmente capturadas do inimigo, compradas ou feitas no momento.
As armas leves têm a vantagem de que são de manejo rápido e de fácil transporte. Em geral, as armas leves são caracterizadas por serem de barril curto. Isto inclui muitas armas automáticas.
As armas automáticas e semi-automáticas aumentam consideravelmente o poder de fogo do ninja. A desvantagem deste tipo de rama para nós é a dificuldade em comtrolá-la, resultando no desperdicio de munições.
Compensando somente pela sua ótima precisão.
As granadas e bombas convencionais de fumaça podem ser consideradas como armamentos leves. Com poder defensivo para a cobertura e retirada.
O ninja não deve basear suas ações no uso de armas pesadas, que possuem seria desvantagens no tipo de luta que exige armamento leve, que garanta mobilidade e velocidade.
As armas caseiras são muitas vezes tão efeicientes como as melhores armas produzidas em fábricas convencionais, e até uma espingarda cortada é uma boa arma para um ninja.
O papel do ninja como produtor de ramas é de fundamental importância. Cuidar de suas armas, saber como arrumá-las, e em muitos casos poder estabelecer uma pequena estação improvisar a produção de armas pequenas e eficientes.
Estas contruções e cursos com explosivos e sabotagem devem ser organizados.
Os materiais primários para práticar destes cursos devem ser obtidos com antecedência para evitar um aprendizado incompleto, ou seja, para deixar espaço suficiente para a experiência.
Os coquetéis molotov, gasolina e artefatos caseiros tais como caixas de tubos e latas, bombas de fumaça, minas, explosivos convencionais tais como dinamite e cloreto de pótassio, explosivos plásticos, cápsulas de gelatina, e munições de todo tipo são necessários para a missão do ninja.
O método de obter os materiais necessários e munições será o de comprá-los ou o de levá-los pela força em expropriações planejadas e executadas.
O ninja terá o cuidado de não guardar explosivos e materiais por muito tempo já que podem causar acidentes, mas tratará de utiliza-los imediatamente em objetivos pré-selecionados.
As armas do ninja e sua habilidade de mantê-las constituem seu poder de fogo. Tomando do uso de armas e munições modernas e introduzindo inovações no seu poder de fogo e com a utilização de certas armas o ninja pode mudar muitas de suas táticas de guerra.
Armas como espadas, facas todos os tipos de armas que os ninjas utilizam em suas missões.
QUALQUER ARMA É UTILIZADA PELO NINJA PARA AS SUAS MISSÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário