A lenda de Minamoto no Yoshitsune (e a ajuda incrível do Tengu quando ele venceu o famoso monge Benkei na ponte Gojo em Kyoto, e o monge acabou ficando seu melhor amigo e protetor), não são os únicos relatos. Vários outros Samurais afirmaram terem recebido instruções dos Tengus e assim vária escolas (Ryu) têm em seus ensinamentos técnicas que afirmam prevenirem de Tengus.
| Tsukagashira (protetor da espada) na forma da cara de um Tengu |
Alguns livros clássicos de arte marcial que nem o Heiho Kadensho de Yagyu Shinkage Ryu, epossui ilustrações de Tengu onde os praticantes estão retratados parcialmente na forma de Tengu e mesmo alguma catas (seqüências) possuem (que nem "Tengusho", uma série de oito formas da escola Shinkage Ryu). No começo do séc. 18 escreve Shissai Chozan o Tengu Geijutsu Ron ("discurso sobre as artes dos Tengu"), um excelente livro sobre artes marciais. E mesmo nos dias atuais se encontra lendas sobre os Tengu, que nem na história do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, que se afirma ter tido contato com um Tengu durante a sua juventude. O mestre de Ueshiba, Takeda Sokaku, era denominado como o "pequeno Tengu"
Arte oculta
O Ninjutsu é uma antiga arte marcial japonesa ligada à lendária figura dos "Ninjas" — aqueles homens vestidos de preto que andam furtivamente e dominam complexas técnicas de luta. A palavra vem da junção de Nin, oculto em japonês, e Jutsu, que significa arte. Ao pé da letra, Ninjutsu seria arte de agir secretamente.
Conta a lenda que os Ninjas descendem do Tengu, pássaro de bico comprido que habitava as montanhas e era considerado demônio pela mitologia japonesa. Mas a história dos Ninjas começa mesmo na China, em 500 a.C., com o livro A Arte da Guerra, do filósofo e general Sun Tzu. No livro, ele reuniu estratégias de lutas e defendeu a idéia de que um estrategista habilidoso pode vencer o inimigo sem precisar confrontá-lo.
O livro foi adotado pelos religiosos e políticos que tiveram de se esconder nas montanhas, para escapar dos inúmeros conflitos existentes no Japão naquela época. Com o tempo, passaram a dominar as táticas de guerra. Tornaram-se mestres do ilusionismo, aprenderam técnicas de domínio da mente e ainda receberam ensinamentos religiosos, como a meditação. Daí, ficaram conhecidos como Ninjas — ou "aqueles que persistem".
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário