domingo, 10 de julho de 2011

Iaijutsu

Iaijutsu é a arte de desembainhar a espada, praticada com as técnicas de combate, que vão sendo ensinadas durante o treinamento. Praticado hoje como um dispositivo automático de saque, favorece a autodisciplina, o aprimoramento da coordenação, e melhora a postura. Na maioria dos estilos, as técnicas reais de corte são válidas mas, para a prática do Iaijutsu com fins de defesa ou de guerra, a exatidão é absolutamente necessária. 
Algumas versões afirmam que as artes da espada que conhecemos hoje começou, provavelmente, com Iizasa Choisai, o fundador do Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Essa escola incluiu o uso de muitas armas, como a lança, e o arremesso de facas. 
Uma grande parte do seu currículo consistia no saque rápido e no uso imediato da espada na autodefesa. Esta seção de seu estudo é chamada Iaijutsu. 
Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621) tem a reputação de ter recebido uma inspiração divina que conduziu ao desenvolvimento de sua arte, chamada Muso Shinden Jushin Ryu Battojutsu. 
Batto significa simplesmente "cortar com a espada". O ponto em comum a ambas escolas, como em muitas outras escolas de espada que tratavam predominantemente do corte com a espada, era que essa arte era praticada na forma de katás. 
Como então pode uma arte marcial ser realmente eficaz, sendo praticada através de kata, contra um oponente imaginário?
Essa é uma pergunta muito mais difícil do que parece. O problema começa ao se tentar a definir 'eficaz', e ao considerar que 'resultado' é desejado. Naturalmente, no kata não há nenhuma oportunidade de se provar sua técnica no combate repetidas vezes porque, como no kenjutsu, não há nenhuma oportunidade de modificar seus movimentos em resposta àqueles de seu oponente. 
Sob a ótica das artes marciais do mundo moderno, é fácil tratar superficialmente as artes de espada tradicionais e de criticá-las como impróprias, simplesmente porque não andamos pela rua carregando uma espada. 
O artista marcial tem como dever evitar o combate. Isso era explicado há milhares de anos por Sun Tzu na “Arte da Guerra” e mais tarde por mestres da estratégia. O artista marcial que treina inteiramente e corretamente, dirigido por um sensei, desenvolverá uma habilidade de reconhecer situações difíceis e de evitá-las antes que se transformem em um problema, minimizará o conflito, ou manterá um estado de corpo-mente que não ofereça oportunidades para um agressor. Este é o sentido do Iaijutsu.
O kanji (caráter) ' I ' pode também ser lido como 'itte' e ‘ai' como 'awasu' na frase 'awasu do ni do kyu do itte do ni de Tsune' que significa: "onde quer que você vá e o que quer que você faça, esteja preparado sempre". Estar preparado não é só ter um estado de mente ciente, mas tê-lo treinado rigorosamente de modo que, se necessário, uma técnica decisiva possa ser usada para finalizar um conflito. Com uma espada, naturalmente, o corte é mortal. Portanto, o estudo dos Kata é muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário